sábado, 7 de junho de 2014

SOBRATI FIRMA ACORDO COM "MAIS MÉDICOS" E UDABOL, DIZ RESOLUÇÃO 020/2014





Nas últimas semanas, vem sendo veiculado um comunicado que, através de uma resolução (020/2014), a SOBRATI, teria feito um acordo com a UDABOL (universidade de Aquino Bolívia) (imagem) e MERCOSUL (anh?) para formar médicos, sendo os custos bancados pelo programa “Mais Médicos” do governo federal brasileiro. No comunicado, tal acordo seria denominado “Mais Médicos Brasileiros” - Programa Especial de Graduação em Medicina, onde, profissionais de saúde como enfermeiros, fisioterapeutas, odontólogos, auxiliares e técnicos de enfermagem e etc., seriam os beneficiados. Funciona assim: se um cidadão é auxiliar de enfermagem com “vasta experiência na área de saúde”, por exemplo, e quer ser médico, a SOBRATI o envia à Bolívia para estudar medicina com todos os custos bancados pelo governo brasileiro. O aluno, inclusive, iniciaria os estudos no sétimo semestre. A intenção, segundo a SOBRATI, é levar médicos brasileiros para locais carentes.



Vamos aos fatos, agora.


Primeiro, quem é SOBRATI?

SOBRATI é a sigla para Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva. O nome chama atenção, afinal, a terapia intensiva é uma das mais tops das especialidades médicas. Muitos são anestesiologistas, que garante uma qualidade indiscutível ao formado e, para chegar até o título de “Intensivista”, é necessário pelo menos 11 anos de estudo (6 anos de graduação + 5 de pós = 11 anos de estudo). 

Ou seja, uma sociedade de terapia intensiva inspira respeito. #sqn.

A SOBRATI, mesmo tendo como presidente um médico, não é uma sociedade médica. É formada principalmente por profissionais de saúde não médicos que atuam em medicina intensiva, inclusive técnicos e auxiliares de enfermagem (clique aqui e veja a ficha de inscrição para enfermagem). Não é reconhecida pela AMB (Sociedade Médica Brasileira), a mais importante sociedade médica do Brasil, ou pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Se quer conhecer melhor a “filosofia” da SOBRATI, clique aqui.

Bom, agora já sabemos o que é a SOBRATI. Então agora está na hora de entender o restante. Será mesmo que criaram um convênio com a UDABOL para “transformar” técnicos em médicos?

Pesquisando no site do Ministério da Saúde (MS), encontrei um link que, já de cara, mostra que a Resolução 020/2014 é infundada; olhem o que diz uma nota do MS: 

Nota de Esclarecimento - Sobrati

O Ministério da Saúde esclarece que o programa que está sendo divulgado pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (Sobrati), voltado à graduação médica – Programa Especial de Graduação em Medicina –, não tem qualquer relação com o Programa Mais Médicos do governo federal.


A instituição utiliza a marca do Programa Mais Médicos sem prévia autorização ou conhecimento por parte do Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde já estuda com a assessoria jurídica as ações necessárias em virtude do uso indevido de marcas do governo federal. Leia aqui o Nota do MS.


Além da nota ameaçadora do MS, a AMB e CFM publicaram notas pedindo explicações a SOBRATI acerca de sua Resolução. Leia aqui

No site da UDABOL não foi encontrado nada a respeito e, em prévio contato feito por mim à universidade, por email e por telefone, não foram, como é comum na Bolívia, atendidos. De qualquer forma, não há menor dúvida de que, se isso fosse verdade, a UDABOL, sim, assinaria esse tipo de convênio lucrativo.

Resumindo.

A SOBRATI não tem vínculos com associações médicas oficiais do brasil, não é reconhecido como uma associação de médicos intensivistas (não emite títulos de médicos intensivistas reconhecidos pelo MEC e AMB) não tem poder sobre o MS ou MEC, não pode firmar convênios com o Mais Médicos e nem usar sua marca. Ou seja, não pode nada do que publicou na resolução 020/2014. Portanto, essa resolução não tem validade. História falsa.



8 comentários :

  1. excelente matéria, muito esclarecedora ta de parabéns Alair.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria, Alair!
    Sempre acompanho seu blog!
    Fugindo um pouco do assunto (risos), gostaria de tirar uma dúvida. Por um acaso você sabe me dizer se é possível comprar remédios ai na Bolívia com receita médica daqui do Brasil? É porque, vou me mudar pra Bolívia e nesse meio tempo, um tratamento médico coincidiu com minha ida para aí ( :/ ). Queria saber se teria dificuldades para comprar o remédio...
    Aguardo e desde já, agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thaiane. Obrigado por acompanhar o blog.
      Respondendo a sua pergunta: as receitas brasileiras não tem validade aqui, entretanto, você dificilmente terá dificuldades de comprar medicamentos aqui, pois o controle eh débil. Mas dependendo do fármaco, vai precisar receita sim. Seria bom se vc dissesse qual medicamentos vai precisar. Abraços.

      Excluir
  3. Oi, Alair! Mais um vez agradeço pela atenção :)
    Bom, o fármaco é o Roacutan. Tentei por anos tratamentos alternativos, e , de fato, o Roacutan foi minha última opção. Agora que finalmente consegui "ser apta" a esse tratamento, vou embora do Brasil! Confesso que estou com medo de como serei acompanhada periodicamente e de como conseguirei esse fármaco aí! Meu dermato ainda não sabe da minha ida pra Bolis, amanhã conversaremos sobre e aí vou saber se podemos começar.
    Estou entre a cruz e a espada, rs! É algo que queria a tanto tempo e não queria mais adiar, porém, não deixarei de maneira nenhuma de correr atrás do meu futuro... o que eu queria era achar um meio termo, rs!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A isotretinoina eh um medicamento de extremo controle onde quer que se ja; na Bolis ele deve ser vendido somente com receitas de controle, assim como no Brasil. Entretanto, para fazer uso desse medicamento, além das indicações (que devem ser discutidas com seu médico), não deve se esquecer do conhecido cuidado com gravidez. Indo para Bolis fazendo uso da iso, vc terá de manter um bom acompanhamento com dermatologistas locais (a não ser que tenha grana para viagens periódicas ao Brasil); não somente pelos efeitos do fármaco, mas para acompanhamento do seu problema. Resumindo, o roacutan não te impediria de estudar na Bolívia, desde que tenha condições de consultar um dermato local.

      Desculpe a demora em responder. Férias, sabe como é, né!? Grande abraço!

      Excluir
  4. Bom dia Alair, venho acompanhando seu Blog a algumas semanas e sou/estou muito grato a você pelo serviço prestado aqui nesse espaço da internet.
    Acredito estar naquele misto de ansiedade/medo/frionabarriga para ir estudar e seguir um carreira futura!
    Espero poder manter contato...
    Obrigado novamente..

    Adolf Skol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Adolf, seja bem vindo ao Blog. Me realizo tirando as dúvidas da galera, pois quando eu vim para Bolis, não encontrei quase nada de informações verdadeiras.

      Grande abraço e continue acompanhando.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...