sexta-feira, 5 de abril de 2013

Onde e como encontrar casa em Santa Cruz de la Sierra


Preocupação com a moradia é uma das maiores entre aqueles que pretender estudar fora do Brasil, afinal é o lugar onde deverá passar os próximos seis anos. Nada mais justo do que morar num lugar confortável e com preço justo.

Antes de mais nada, aconselho a todos os que pretendem vir, procurar antes uma casa em santa Cruz de la Sierra para chegar com algo mais ou menos adiantado; isso vale principalmente para aqueles que não são muito endinheirados, já que se você tem dinheiro, pode ficar num hotel até encontrar moradia definitiva e com calma.

Há classificados na internet, anúncios de jornais, imobiliárias e muitas outras formas de encontrar casas, assim como no Brasil. Ao contrário do que se pensa, isso não será um grande problema.

Se você não tem conhecido aqui ou não quer pagar assessoria (eu faço, clique aqui e veja - a mais barata e completa de todas), pode ficar num hotel e ir procurando algo. Tem algumas opções como em classificados de jornais locais, nos anúncios da internet e até procurando in locus. De qualquer forma, recomendo deixar algo mais ou menos certo, seja com amigo ou assessoria.

Assessoria para encontrar casa em Santa Cruz de la Sierra
Assessoria completa para fazer medicina em Santa Cruz de la Sierra

A seguir algumas recomendações e informações:

Precisa de contrato?
Sim. É aconselhável sempre fazer um contrato de aluguel. É comum virem com "novidades" querendo subir o valos do aluguel ou cobrar água e luz mais caro do que deviam. Isso acontece comumente e o contrato te garantirá os direitos que foram assumidos. 

Quanto tempo dura o contrato?
O tempo é estipulado pelos proprietário em conformidade com o inquilino. É em comum acordo.

Quanto custa o aluguel de casa?
Varia de 200 a 600 reais. Depende do que for escolher; se casa, quarto, apartamento e etc. O pagamento é feito mensalmente.

Precisa comprovar renda ou ter visto?
Não. Nem um e nem outro. Somente documentos pessoais.

O que é garanto?
Devemos lembrar, também, que para alugar casa aqui, é preciso sempre pagar um mês adiantado e mais um mês de garantia, o chamado "Garanto" que é uma garantia que o dono da casa tem que, quando você for sair da casa, tudo esteja em ordem e, caso não esteja, não te devolverão o "garanto" e o usarão para arrumar o que não estiver em ordem. Se tudo está em ordem, te devolvem ao fim do contrato.

O que é anticredico?
Outra opção é o chamado "anticretico", que é uma forma de alugarem casas aqui. O cliente paga um valor bem alto, uns 10 mil dólares por exemplo e faz um contrato por um ano ou mais. Ao final do contrato, o contratante te devolve o valor integralmente. É isso mesmo que você leu; eles te devolvem tudo o que pagaste.

Tem mais perguntas? Curta nossa página no Facebook e terá toda informação que precisa.

Outra coisa importante, as casas são muito lindas e confortáveis. Verdadeiros sonhos de consumo!

Casa alugando em Santa Cruz de la Sierra (SCS).
Uma casa como está sai uns 600 dólares, o aluguel e
dá para fazer uma república para 5 pessoas.
Como já disse antes,  maneira mais fácil de chegar com algo mais ou menos pronto, é contatar algum amigo ou conhecido que já viva aqui; mas escolha alguém de confiança porque o que mais tem aqui é gente tirando vantagem de outros que acabam de chegar. Tem muito brasileiro mal caráter e aproveitador; é preciso ter cuidado. Da mesma forma, tem muita gente honesta, então é preciso saber escolher.

Se não está acostumado a viver longe de casa, evite morar sozinho. Viver longe do ninho e sem ninguém conhecido por perto pode ser um problemão.

Linda sala de estar (da mesma casa acima).
Quando vim para cá, não faltou intercorrência, (LEIA AQUI A MINHA CHEGADA) mas tudo se estabiliza depois de algum tempo, é preciso ter paciência.

Mesmo assim, apesar de planejarmos ficar numa casa por bastante tempo, eu não conheço ninguém que more na mesma casa desde que chegou e os motivos de tantas mudança são, desde de problemas de convivência até os preços do aluguel que sobem do nada (por isso, faça contrato). Eu mesmo já me mudei quatro vezes desde que cheguei; motivos é que não faltaram.

Interior de uma cozinha típica das casas de SCS. a
maioria das cozinhas possuem armários.
Os sites de aluguel (abaixo), que tem aos montes mantêm anúncios antigos, cujo conteúdo já poderia ser excluído, pois já foi finalizado, mas estão lá e você não sabe qual já foi alugado e qual ainda não foi. Recomendo olhar a data do anúncio direitinho antes de se empolgar.

Links de algumas imobiliárias:


Há, também, o jornal El Deber de quarta feira que vem com classificados atualizados contendo aluguel de casas.



2 comentários :

  1. OLÁ SOU DO BRASIL E TRABALHO NUMA ESCOLA E ESTOU EM BUSCA DE INFORMAÇÕES PARA UM ALUNO QUE QUER ESTUDAR MEDICINA NA BOLÍVIA, VOCE PODERIA ME AJUDAR COM INFORMAÇÕES ? QUAL ´PRIMEIRO PASSO? TEM QUE TIRAR VISTO, PASSAPORTE? FICO GRATA PELA AJUDA. SOMOS DE BELÉM DO PARÁ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ, BIBLIOTECÁRIA, DÊ UMA LIDA NESTE LINK:

      http://bolivicong.blogspot.com/2013/08/passo-passo-para-fazer-medicina-na.html

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...