quinta-feira, 31 de julho de 2014

Onde morar ao fazer medicina na Bolivia

Um dos grandes motivos de me adicionarem no Facebook ou de me procurarem na página do meu Blog é sobre moradia. Apesar de já haver um post tratando do assunto, devo dar uma atualizada no tema.


Primeiro, é bom deixar claro que existem vários tipos de moradias em Santa Cruz de la Sierra (SCS), como quartos, monoambientes, apartamentos, condomínios fechados, quitinete, casas completas com ou sem mobília e etc. Outra coisa são os preços; eles podem variar muito de acordo com a localização, segurança, tamanho, se mobiliado ou não e muitas outras variáveis.

Praticamente todas as casas possuem TV a cabo (paga), internet, agua e luz e quase nenhuma possui telefone fixo.

Quais os tipos de moradias?

Como disse acima, são várias. Vou falar um pouco sobre cada uma delas:

     1)   Casa. 
   Pode ser ou não mobiliada; geralmente as casas em SCS são grandes. Têm cozinha e muitas têm armário embutido, pia, balcão. Possuem salas normais, como as casas brasileiras e os quartos costumam ser numerosos e não é incomum quartos de empregada (que podem ser alugados, pois estudantes raramente têm empregados que durmam em casa); normalmente há uma ou duas suítes. Os banheiros costumam ser razoáveis com box, chuveiro quente, pia e espelhos; o básico. O preço de uma casa como essa pode variar de 300 a 700 dólares, a depender da localização e do estado (novas ou velhas) e os preços podem até dobrar se são mobiliadas. Costumam ser bem mais caras se são bem próximas a universidade. Se quer alugar uma casa, se junte a outros alunos e cada um mora num quarto e dividem banheiro, cozinha e sala; caso queira morar sozinho, uma casa não é uma boa opção. Para morar com outras pessoas, sai barato, pois podem dividir todas as despesas, além do aluguel.

      2)   Quitinete, monoambiente.
É o padrão ouro de quem quer morar sozinho. Este tipo de moradia é pequeno e consiste numa suíte com uma pequena cozinha. Alguns monoambientes tem sala também. Alguns são alugados mobiliados. Estão na faixa de 200 a 500 dólares, também a depender da localização e se mobiliado ou não.

       3)   Apartamentos
Pode ser um AP monoambiente ou com vários quartos. Nada diferente do que se encontra no Brasil. Também pode ser ou não mobiliados. Preços variam de 300 a 700 dólares.

       4)   Quartos
Os quartos são as moradias mais baratas que têm em SCS. Normalmente são casas em que o proprietario divide em vários quartos e oferece para alugar ou são prédios já construídos com esse propósito. A desvantagem é que não há áreas de serviços sem que sejam improvisadas ou cozinha. Quem opta por morar num quarto, terá de colocar geladeira e fogão dentro do quarto ou comer fora sempre (que sai bem caro comer fora todo dia); fica bem apertado ter tudo num único ambiente, porem pode ser bem mais barato do que outras moradias. Um quarto sai por 70 a 200 dólares, a depender do local.

Resumindo...

Um monoambiente pode estar dentro de um prédio, num condomínio fechado ou anexado a uma casa; um quarto pode ser anexo de uma casa, uma casa pode ser nexo de outra casa no mesmo quintal; ou seja, não há um padrão de moradia e tudo pode variar muito. Os preços que coloquei, por exemplo, são os praticados pelos estudantes, mas é possível achar coisas degradadas com preços muitos melhores (verdadeiros cortiços) ou pessoas que tiveram muita sorte de encontrar algo barato, e há também imóveis com preços astronômicos, porém, de altíssimo nível.

O que cada um tem que fazer é observar o que melhor encaixa em seu orçamento, se quer ou não morar sozinho, se quer ou não cozinhar em casa e por ai vai. Onde morar é uma opção individual e não uma receita de bolo.


0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...