sexta-feira, 17 de abril de 2015

O que é prova de grado.

Nas faculdades de medicina da Bolívia, na maioria delas, depois de formado, o aluno precisa se submeter a uma prova de graduação (Prova de Grado), para poder receber seu diploma. É uma exigência do Colégio Médico da Bolívia (órgão que fiscaliza o exercício da profissão no país).

Em Santa Cruz de la Sierra, a unica universidade que não aplica tal prova é a Universidade Católica.

O problema do exame de grado é a demora para a sua realização. Alguns alunos demoram mais de um ano para poder fazer tal prova e ficam com seus diplomas retidos até que realize. Isso num país que falta médicos e a carência dos serviços de saúde é uma das piores do mundo (lembrando que não só tem brasileiro fazendo medicina na Bolívia). Outra bizarrice é o estrangeiro ter de fazer essa prova que é dada por um órgão que fiscaliza a profissão, quando a maioria dos estrangeiros não ficarão por aqui. O Colégio Médico devia  submeter a prova somente aqueles que farão inscrição aqui na Bolívia e não os estrangeiros que retornarão a seus países.

Só para constar; praticamente ninguém reprova neste exame.

2 comentários :

  1. imagino a felicidade de estar no ultimo ano de medicina e prestes a voltar pra casa, o dólar com esse preço vai brecar muita gente de ir estudar aí.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...