sexta-feira, 16 de outubro de 2015

As 5 Musicas que mais marcaram meus anos na Bolívia

No início eu me sentia num filme americano gravado no México, mas logo me acostumei com a melodia. Quem nunca ai ouviu Américo ou Angela Leiva, a nata da cúmbia tocada na Bolívia, não é estudante de medicina bolivicong.

Primeiramente, diferente daquilo que acontece no Brasil, aqui pouco se houve a música americana, depois, me surpreendeu como eles gostam da música brasileira que, invariavelmente, ouvimos nos micro-ônibus ou nos taxis. Mas aquela batida "tchi-tchi-tchi" da cúmbia que ouvimos diariamente por aqui é incomparável.

Então vamos às músicas que mais me marcaram durante esses anos no país andino:

1) Para começar, MI VIDA!!! (kkkkk) Angela Leiva - Amiga Traidora 

Apesar de argentina, eu gosto dela, acho ela uma morena hermosa  (ela é realmente linda) de 27 anos e de bela voz. Sucesso total na Bolívia, conhecida como la reina del cumbia. A música dela que mais me marcou é, sem dúvida, “Amiga Traidora”. A música fala de uma amiga calculista, silenciosa e que fez uma armadilha que roubou o amado da outra, rs. No vídeo abaixo, uma mistura de Caldeirão com Esquenta e Banheira do Gugu.


Além de “amiga traidora”, tem também “quien eres tu?”, outro grande sucesso da cantora.

2. Embrujo - Américo

Américo é um cantor chileno que, apesar da rivalidade do Chile com a Bolívia, faz muito sucesso por aqui. Mas tem duas músicas deste cara que, sempre que ouço, me faz lembrar de quando cheguei por aqui. Marcou bastante.


3) Te Vas

Américo é sempre tocado em todo canto em Santa Cruz e, assim como Embrujo,  a música Te vas, fez e ainda faz muito sucesso por aqui. Não são raros os toques de celular com essas duas músicas. Até eu já usei. rs




4) Agonias del corazón (No sé cual de los dos)

Essa música me fez perder a paciência várias vezes, pois já morei ao lado de uma disqueria,  onde vendiam CDs, e essa música tocava o dia todo. É um verdadeiro clássico! Quem nunca ouviu Danielito? Se tu estuda ou estudou na Bolívia, com certeza conhece!

Esse clipe é muito bom, mano! rs


5) Lejos de ti (Voy a murir)

É incrível como as musicas mais curtidas pelos bolivianos são dramáticas - essa não é diferente. O cara diz que “vai morrer” e que “dói demais” estando longe da amada. Já ouvi essa músicas mais de mil vezes, seja nas ruas ou nas festas bolivianas.


Sei que em breve, quando for embora daqui definitivamente, sentirei saudades de tudo isso. J

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...