sábado, 4 de agosto de 2012

Lugares para comer - parte 1


Quando vamos morar fora do Brasil, além da saudade da terra natal e da família, tem outra questão importante: o que será que iremos comer?

Aqui em Santa Crus de la Sierra não encontramos grandes problemas nesse sentido. Você pode comer tanto a autêntica comida brasileira como também uma gama de fast-food e, para começar, vou falar um pouquinho das de Santa Cruzes que não são tão diferentes daquilo que encontramos no Brasil. 

Aqui não vou falar de todos os lugares, apenas alguns que costumo ir bem de vez em quando.

Em breve, um post sobre a comida boliviana.

Veja, aqui, o preço da cesta básica brasileira na Bolívia


Pra começar, a comida brasileira. A autêntica.


Restaurante Tia Lia. 


O lugar é amplo e aberto. Parece uma casa antiga do interior em pleno centro
da cidade; as mesas são de ferro vazado (como as da fazenda da vovó), o banheiro é limpo e o espaço geral é gostoso, desde que não esteja frio ou muito calor. O esquema é "coma a vontade" com churrascaria. O serviço é mediano; os funcionários entendem português e são prestativos, mas demoram um pouco para passarem com o churrasco que é servido na mesa. E a comida? É boa. Tem feijoada, mas é uma feijoada um tanto adaptada, pois não tem todos os temperos da tradicional brasileira; arroz, feijão, vários tipos de salada e carne cozida, lasanha, escondidinho, mandioca; a carne do churrasco é um pouco dura, mas a linguiça é boa; servem, também, no churrasco, frango e coração de galinha... come-se bem. É um lugar para ir com muita fome (coma a vontade). Aos sábados, servem caipirinha (meia-boca) de graça. O gasto médio é de 15 reais (45 BS)

Tia Lia. Vá quando estiver com muita fome!

Endereço: Calle (rua) René Moreno, 30, centro; bem do lado da catedral da praça 24 de Septiembre.


Rincón Brasileiro

Amplo. Tem ar condicionado na parte fechada e possui um espaço aberto "semi ar livre". Mesas de madeira bem trabalhadas e limpas, não tem suco natural, só refrigerantes e aqueles sucos horrorosos artificiais de dois sabores É mais bem frequentado e mais sofisticado do que o anterior. Lota de gente ao meio dia (a bolivianada adora!), principalmente brasileiros que vão ao Banco do Brasil pegar a mesada.


A comida é boa. Tem feijoada (melhor do que a anterior), arroz, feijão, carne de porco assada, lasanha, escondidinho, peixe (uma delícia!), saladas, frutas. O churrasco é na chapa e a picanha fica suculenta e macia; o frango, confesso, nunca comi (comer frango em churrascaria é heresia). É caro; é por quilo e uma boa refeição, incluindo a bebida, não sai por menos de 50 peso (cerca de 18/20 reais - uma fortuna na Bolívia) (sim, sou esfomeado).


Veja as fotos aumentadas e em data show clicando sobre ela.


Feijoada a quilo do Rincón
Rincon Brasileiro: vá se estiver com pouca fome. É por quilo e não é barato.

Endereço: Calle (rua) Libertad, 358, centro, entre Seoane y Buenos Aires

Tem outras churrascarias em Santa Cruzes, mas são menos populares. Há outros pequenos restaurantes, como Brasbol, comida caseira e barata (15 peso - 5 reais) ou o Beco, perto da Ecológica, 11 peso - 4 reais.

Agora vou falar um pouquinho de fast-food

Comida rápida é algo fundamental pra um glutão como eu. E isso, aqui, é o que não falta. Pra começar, o 

Hot Burger


Trata-se de uma rede de fast-food de Santa Cruz (não sei se tem noutros lugares) que vende um lanche enorme e bom, além de barato; há outros pratos, também, mas o que manda é a hamburguesa, como chamam os hambúrguer, em espanhol. 

Olha o tamanhozinho da hamburguesa.
Maior que minha cabeça
Não dei conta de comer tudo.

O lanche do Hot é barato. A Magnífica, principal hambúrguer, está apenas 15 peso (5/6 reais) e com papas (batata) está 18 peso (6/7 reais). E ainda vende coca-cola de dois litros.

Endereço: Av. Cristobal de Mendoza, SN, Centro, próximo ao Cristo Redentor.

Toby

Se queres comer um lanche modesto e gostoso, comas no Toby. Se queres tomar uma coca cola geladinha, tomes no Toby.

Fast-food modesto, custa mais ou menos 30 bolivianos o combo com batata e refrigerante. Já comi muito Toby. Sugiro comer o 1/4 de libra. É o mais completo e você ainda pode incluir um ovo e colocar mais queijo; fica mais caro. Endereço: tem Toby em tudo quanto é canto. Se quiser comer um Toby aqui em Santa Cruzes, basta ter dinheiro e procurar.

Tito´s

Vende um lomito bem gostoso e com bastante molho, além de ovo e bacon. É um tipo de lanche bem popular na Bolívia. É de filé mignon.

Vale a pena conferir.

Lomito
Para os regimistas e saudáveis, tem a ensalada césar (abaixo). É feita com alface americana, queijos e pedaços de frango, além de um molho especial bem gostoso.

Salada César

Fica localizado na Av. Banzer, dentro do Shopping Fidalga.

Um lugar muito frquentado por brasileiro é o Sushi-trem, num centro de cinema (cine center), Brasargente (churrascaria de argentino com brasileiro) e muitos outros.

Em Santa Cruz também tem Burger King, nada diferente de qualquer um encontrado nas grandes cidades. Não tem McDonalds. :(

Em breve, um post especial sobre os pollos, comida bem popular por aqui.

Continue lendo, clique em aqui em postagens mais recentes!


0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...