domingo, 4 de novembro de 2012

A distância


LEIA MINHA HISTÓRIA DESDE O INÍCIO, CLIQUE AQUI E SAIBA PORQUE VIM FAZER MEDICINA NA BOLÍVIA!

4/11/2012

As vezes me pergunto se tudo valerá a pena.

Ir ao Brasil uma vez por ano e ficar longe de todo mundo por tanto tempo.

Esses dias tive péssimas noticias vindas do Brasil; mãe doente, idosa e que, com 78 anos, mora sozinha e precisa de mim, notícias de uma irmã que tentou suicídio, pôs fogo na casa (não gosto de me expor assim, mas as vezes é bom desabafar, mesmo que seja num blog) e tudo isso me faz remoer a validade de tudo.

Ficar longe de minha filha que está crescendo e, além da falta que me faz, perder também o acompanhamento mais próximo de sua vida, de sua rotina, manias, medos e muitas outras coisas. As vezes sinto uma dor física de sua falta; a falta de um abraço ou de ouvir sua voz.

Sei que não estaria fazendo grandes diferenças se estivesse no Brasil; talvez estivesse evoluído, num ótimo emprego ou, se lá, talvez as coisas estivessem mais encaixadas e pudesse ajudar aqueles que precisam de mim ou pudesse estar mais próximo e, somente isso, já pudesse fazer alguma diferença. Não sei dizer ao certo. É só um momento de dúvida, mesmo.


Já não sou moleque, já passei da idade de cometer erros gritantes de sair de um país para estudar e atirar no escuro. Mesmo assim, as vezes me questiono se tudo valerá a pena, se não é egoismo de minha parte.


Só o tempo dirá...


A maioria das pessoas vão ao Brasil nas férias de verão e de inverno. Eu só vou no verão. Preciso adiantar algumas matérias nas férias (que quase nunca dá para fazer), poupar dinheiro (viajar não é barato) e me mantenho distante de tudo, mesmo nas férias.

Muitos bolivicongs vão ao Brasil várias vezes no ano, inclusive nos feriados.

A vantagem é que estou rodeado de pessoas abençoadas que amenizam as dificuldades aqui vividas. Uma delas é a MT. Uma pessoa que entrou na minha vida pra ficar e que vem me ajudando muito nessa difícil jornada  (Editado: Ja saiu da minha vida, kkk). 

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...