sábado, 5 de outubro de 2013

Decidiu que vem estudar na Bolívia? O que levar do Brasil?!



Na hora de se mudar sempre surge aquela dúvida do que deixar e do que levar para o outro lugar; abaixo, fiz um pequeno resumo do que devemos nos preocupar quando fazemos as malas para fazer medicina na Bolívia.  Claro que cada um deve olhar suas necessidades, mas, acredite, tem coisas que são imprescindíveis trazer, outras que são totalmente descartáveis. Leia abaixo:

Documentos

Quais trazer?
Traga todos. Título de Eleitor, Reservista, Passaporte (opcional), Registro de Nascimento (imprescindível), RG, CPF e tudo o que tiver.  Parece óbvio, mas tem gente que não traz o histórico escolartraga o histórico escolar! (de preferência já carimbado no MEC, MRE e consulado boliviano, mas dá para se matricular sem carimbá-los). Recomendo trazer carteira de vacinação atualizada, apesar de não exigirem.

Vou precisar deles?
No dia a dia, vai precisar do RG (ou passaporte) e do seu Visto, que tirará aqui na Bolívia (leia aqui como tirar o visto). Acontece que pode haver alguma intercorrência e precisar resolver algo no Banco do Brasil ou no Consulado Brasileiro em Santa Cruz, p. ex., e, ter estes documentos, pode se útil.

Roupas

Quais devo levar?
Se vier de ônibus, traga o que puder. Recomendo trazer blusas de frio, calças, tênis, sandálias, vestidos, óculos de sol... enfim, traga o que puder; camisetas masculinas são bem baratas, incluso as de marcas famosas. Recomendo trazer cobertores, toalhas, panos de cama, mas aqui também vendem, é claro. No entanto, recomendo que deixe, também, algumas roupas no Brasil para quando for viajar de férias e não precisar levar roupas ,que já trouxe, de volta. Até porque vai precisar de espaço para levar perfumes e cremes D&G ou Victória Secrets que aqui é bem barato J

Eletroeletrônicos

Traga notebook, celular (celulares brasileiros funcionam aqui), PC, tablet, roteador wifi, DVD e tudo o que puder trazer nesse sentido. É claro que você só trará estes itens se já os tiver; caso não tenha, aqui é mais barato para comprar. Televisão, fogão, micro-ondas ou máquina de lavar é exagero. Deixe isso ai no Brasil.

Medicamento

Quando vim pela primeira vez, trouxe uma farmácia completa. Não precisa, gente; aqui vende medicamento de todo tipo e, normalmente, sem receita. Excetuam-se aqueles casos onde o indivíduo faz uso de medicamentos especiais.

Livros

Se tiver, traga, se não tem, deixe para comprar aqui. Há lugares onde vendem livros (cópias) extremamente barato. Tenho Robbins, Guyton, Surós, livros de anatomia, de medicina interna, de embriologia, cito-histologia e muitos outros e devo ter gastado 150 reais em todos; no Brasil teria de pagar bem caro por eles. Caderno é caro; se puder, traga.

Importante

É importantíssimo trazer um dinheiro extra na chegada, pois precisará montar uma estrutura comprando cama com colchão, TV, armário, mesa de estudo e o que mais precisar Uns a 4 mil reais está de bom tamanho. Assessoramos quem está chegando a comprar estes itens em locais mais em conta. Caso precise de assessoria, clique aqui


Esqueci de algo ou tem alguma dúvida? Comente abaixo

Gostou? Dê um curtir!


0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...