domingo, 5 de janeiro de 2014

Meu Primeiro Plantão em SAMPA como "medico"

Leia minha história desde o princípio e saiba porque fui fazer medicina na Bolívia. Clique aqui!

Médico entre aspas, claro, pois ainda não me formei.
Nesta ultima quinta feira, dia 2/01/2014, tive uma experiencia positiva incrível como nunca havia tido a oportunidade de ter. Fui a um hospital, aqui em São Paulo, acompanhar um plantão numa emergência de hospital público ao lado de um médico que tocava o plantão sozinho naquele setor. O Dr. Eva*** (não pedi autorização dele para divulgar, por isso não estou colocando o nome ainda) é um excelente médico bastante atualizado e que gosta de ensinar; um prato cheio para mim.
Logo de cara, um paciente com sintomas neurológicos, depois um com suspeita de pancreatite, outro com hepatopatia alcoólica e muitos e muitos outros que apareceram no plantão. Foi show de bola a liberdade que tive de examinar paciente, discutir condutas, pedir exames, prescrever (com supervisão) debater os casos e ouvir as explicações do médico plantonista que ali me ensinava. Acompanhei TC (coisa que já havia visto, como enfermeiro, mas agora a visão era outra), auxiliei em EOT (entubação) e aprendi naquele dia como nunca. Eu, até então, nem sabia como fazer internação, dar alta ou pedir exames. Não falo de qual exame pedir, mas de como pedir, de como escrever, em que preencher e outras sutilezas que são bem importantes para um bolivicong que quase não faz isso na universidade (até hoje, no quinto ano, eu nunca fiz).
Valeu pela experiência, pela prática e por poder fazer algo diferente nessa jornada e, principalmente, por descobrir que estou no caminho certo, afinal, foi muito bom ouvir do Dr. Eva*** que eu levo jeito pra coisa ou, com suas palavras, “que o cabra é bom” e que ele crê que passo no Revalida tranquilamente. Isso é um incentivo e tanto. Obviamente, quero voltar e com certeza voltarei; senti que as portas estão abertas e vontade é o que não me falta.
Postagem do Dr Eva*** no Face. 

Sabendo que estou no caminho certo, devo continuar, então, estudando cada vez mais. Buscando aprender e aprender a cada dia algumas coisa nova que possa me acrescentar, pois, percebi que a responsabilidade é muito grande e que um erro pode custar caro.
O plantão foi perfeito em todos os sentidos (vi muitíssimas coisas). Só tenho a agradecer ao doctor, à enfermagem que ajuda pacas e espero voltar outras vezes.

Continue lendo minha história, clique aqui.

Um comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...