sexta-feira, 28 de março de 2014

A lenda do argentino que anulou 10 questões do Revalida

Quando se fala de revalidação de diploma de médico, o que mais aparece é gente inventando histórias. E são histórias, na maioria das vezes, para boi dormir.

Ouço sempre falarem da história de um argentino que teria, de alguma forma pouco explicada, conseguido anular 10 questões de uma prova do Revalida entrando na justiça e, segundo os comentários (e publicações pouco confiáveis da internet), as questões eram de uma subespecialidade de cirurgia plástica, algo bem específico.

Pesquisando, descobri a fonte de tal “boato”: foi um deputado estadual de Santa Catarina, do PSD, que saiu com essa história e, daí, os boatos se espalharam. Assisti ao vídeo (no final) e vi que foi ele quem começou essa história (e tive que aguentar ele falar mais um monte asneiras de outras coisas das quais discordo e que nem vale a pena falar aqui), que não foi publicada em nenhum site de notícias, em nenhum site jurídico e em lugar nenhum de credibilidade. E, só para lembrar, para derrubar questão do Revalida, é necessário entrar com Recurso contra a questão e não entrar na justiça. E, para entrar com Recurso, basta preencher a Folha de Recurso do próprio concurso justificando do porquê de crer que a questão deve ser anulada ou revista. Feito isso, se quiser, pode entrar na justiça, mas realmente desconheço jurisprudência de anular questão por via judicial, mas certamente é possível (anulação de ato administrativo por via judicial), mas, assim sendo, deveria ser publicado no site do INEP, que, dentre outras coisas, publica oficialmente sobre o Revalida. Não encontrei absolutamente nada sobre isso. O que pode ter ocorrido, entretanto, é a anulação de questão de provas fora do Revalida, nos programas de universidades pública para revalidação de diplomas estrangeiros de nível superior; de qualquer forma, isso NÃO é o Revalida e também não encontrei nada publicado. Ou seja, o que o deputado do vídeo disse não condiz com a verdade, ao menos em minhas pesquisas.

Li todas as provas do Revalida e não há, de forma alguma, 10 questões de pós especialidade em cirurgia plástica. No Revalida, a prova aplicada pelo INEP e pelo MEC não existe estas questões, nessa quantidade e, pior, em nenhuma das provas foram anuladas 10 questões de qualquer conteúdo que seja (na de 2013, por exemplo, anularam 3 e na de 2012 foram 2). Isso é uma grande mentira!

É lamentável que as pessoas acreditem nessas histórias e saiam reproduzindo isso como verdade, ao ponto de um dos meus professores ficar falando isso em sala de aula.

Cacete, quer passar na prova do Revalida? Pare de reclamar, pare de mimimi, vá estudar de verdade (não vale decoreba) e dê seu melhor. Garanto que se a pessoa se focar, se organizar, estudar o que realmente pedem nessas provas, parar de choramingar, deixar de lado caminhos alternativos como “entrar na justiça para pegar CRM”, vai conseguir chegar lá. 

Enfim, sei que muita gente discorda disso tudo. Paciência. Essas são minhas opiniões.


Vídeo do Deputado Kennedy Nunes falando do Revalida.

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...