terça-feira, 22 de abril de 2014

Àqueles que me esperam

Ninguém olha para o soldado quando ele está no campo de batalha.

Acho engraçado quando as pessoas veem alguém bem sucedido. Julgam, fofocam, desclassificam… para muitos, ver alguém bem sucedido é quase uma afronta. “Se tem dinheiro, é porque não presta, é porque roubou ou fez coisa errada”. Se você é bem sucedido, seus colegas (que se dizem amigos) estarão sempre do seu lado rindo junto com você. Os mesmo colegas que te deixaram de lado quando estava no campo de batalha, quando tudo o que precisava era de um mínimo apoio.

Fazer medicina não é fácil em nenhum lugar. Fazer medicina na Bolívia é ainda pior. São raras as exceções as pessoas em quem pode confiar de verdade. Raras.

Talvez a palavra confiança esteja até sendo mal empregada aqui, mas me refiro a algo mais profundo, mais verdadeiro e humano. Tem pessoas agradáveis, sinceras, interessantes e honestas; mas me refiro a pessoas a quem pode abrir seu coração, pessoas que não usará o que você disse contra você, pessoas desinteressadas e genuínas, pessoas que durarão na sua vida mais que o tempo de uma graduação. É uma pena.

A esperança renasce naqueles que te amam de verdade e que te esperam. Naqueles que saberão o quão foi difícil esperar por ti enquanto estava no campo de batalha.

No mais, é bom seguir em frente. Àqueles “colegas” que pensam ser amigos, desejo a sorte de não me encontrar em seu caminho quando a guerra terminar, pois, se tem algo que aprendi nessa vida (e nessas batalhas), é sempre estar do lado daqueles que me esperam voltar da guerra e jamais esquecer aqueles que fingem estar comigo. Sinto um enorme prazer em pisar num inseto.

Todos os dias sou adicionado por pessoas que querem estudar na Bolívia. Suas maiores dúvidas são referentes as universidades, a qualidade do ensino ou se dá para viver com 1300 reais.

Na boa, isso é de menos. As faculdades são todas iguais, o ensino é uma merda (mas dá para formar médicos) e a questão financeira quase sempre acaba se encaixando.

Ninguém me pregunta como é a vida aqui. Como são as pessoas aqui. Como você se sente, como pessoa, aqui. Claro, minha experiencia nesse sentido é bem pessoal e certamente desestimularia qualquer um. Sei lá, a cada dia perco mais a fé em alguns tipos de pessoas e minhas experiências nesse lugar só vem reforçando ainda mais tudo isso.

Estudar aqui vai muito mais além do financeiro, da qualidade do ensino, das universidades ou coisas do tipo. É como um soldado que vai para a guerra, em alguns casos. 

Continue lendo, clique aqui.

2 comentários :

  1. Desde quando entrei na faculdade, um dos meus maiores desejos, era encontrar pessoas de bons valores e que eu pudesse contar... que ilusão rsrs! O que eu encontrei foram pessoas falsas, interesseiras, gente sem coração, aproveitadoras! Não tive uma experiência muito boa com meus colegas de faculdade! São poucas as vezes que encontramos gente assim e são nessas raras vezes que apreciamos mais ainda a boa e velha sinceridade! No tempo que passei na faculdade, não convivi com ninguém que eu pudesse chamar de AMIGO, amigo MESMO, mas, ainda sim, vou sempre acreditar na bondade e verdade de uma amizade sincera, mesmo que esta seja minoria!
    Gosto muito dos seus posts! Boa sorte ai na Bolívia e que Deus te abençoe com muita força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thaiane, minha experiência também não vem sendo boa, infelizmente. Já até perdi a fé nisso, rs
      Eu também acredito numa amizade sincera. Tenho amigos espetaculares e que, nesses dias de trovão que vim passando por aqui - e que descobri quem é e que não é meu amigo nesse lugar -, pude sentir o saborzinho dos meus amigos verdadeiros que nunca me abandonaram. E isso é espetacular.

      Obrigado por acompanhar o Blog. Deus sempre há de nos abençoar!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...