quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Legalizar documentos em Consulados Bolivianos no Brasil, só pessoalmente

Isso mesmo, para poder carimbar os documentos nos consulados bolivianos no Brasil, somente pessoalmente, ou seja, o titular dos documentos é quem deve comparecer e realizar os trâmites. Até dia 11 desse mês (agosto 2014, para quem ler no futuro), era permitido a realização de legalização de documentos através de uma autorização por escrito e firmada pelo titular do documento para que outra pessoa fizesse, agora não pode mais. As taxas atuais estão em 112 reais para cada certidão de nascimento e 44 reais para cada histórico. São duas copias de cada. Vale lembrar que todos os documentos a serem legalizados devem ser traduzidos do português para espanhol, mas NÃO precisa ser juramentada.

Lembrando que, para legalizar seus documentos juntos a universidade é necessário carimbar no MEC e MRE em Brasília pessoalmente ou pelo correio e depois no consulado boliviano no Brasil. Os procedimentos no MEC e MRE continuam os mesmos, gratuitos e outras pessoas podem realizar a legalização; no MRE no máximo 10 documentos e funciona até meio dia e no MEC não tem limites de carimbadas e funciona até as 17h. Só exigem que tenham a firma do diretor da escola reconhecida e sejam copias autenticadas.


Depois os documentos devem ser legalizados aqui na Bolívia, no SEDUCA e entregues na universidade. O custo no SEDUCA é de 100 bol por folha.






0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...