domingo, 7 de dezembro de 2014

Dificuldades com idioma. Será que da para estudar sem saber espanhol?


Me lembro que havia um colega de sala que a única palavra que ele sabia falar era “hablar”, então ele apresentava todo o trabalho em sala falando em português e a única palavra que ele falava em espanhol era “hablar”.

No início é foda mesmo. Falar outro idioma a que não domina não é mesmo fácil. Eu, por exemplo, só tive coragem de apresentar trabalho em espanhol depois de quase dois anos aqui e, mesmo assim, era um espanhol mal dizido. E, mesmo agora, indo para o quinto ano en Bolis, ainda tenho muitas dificuldades em me comunicar, principalmente quando preciso manter um diálogo que deveria fluir mais naturalmente. As vezes trava tudo. Dizem que você é fluente num idioma quando ele, como a própria palavra diz, flui; mas para fluir, é necessário que o indivíduo não precise pensar para falar e as palavras saiam simplesmente pela boca sem nenhuma dificuldade. E ser assim num idioma que não é o seu "nativo", é bem difícil e leva tempo. 

Veja, abaixo, a Xuxa confundindo pena de ganso com "pênis de ganso"




Mas o pior é o cara que acabou de desembarcar e crê que já sabe falar. Ai ele cria um novo idioma que não é o português e nem o castelhano. Ai ninguém mais o entende, nem os nativos e nem os colegas brasileiros. É muito mais fácil o boliviano te entender se falar em português claro e bem pronunciado, do que num portunhol podre e sem sentido; pelo menos a língua portuguesa é relativamente entendida pelos de língua castelhana, enquanto esses idiomas inventados são inteligíveis. Já vi professor interromper apresentações de trabalho quando o aluno falava esse portunhol inteligível e pedir que fale em português. Um alívio.

Mas é obvio que, se puer chegar para estudar dominando o idioma, será enorme diferencial.

A boa notícia aos calouros é que, na maioria das faculdades bolivianas, os professores são bastante pacientes com o idioma e deixam os alunos falarem em português até que se adaptem a língua nativa. E, se o aluno é aplicado, em pouquíssimo tempo estará se comunicando razoavelmente bem. Uma dica importante é sempre manter amizades com bolivianos; alguns até mesmo namoram com os nativos o que ajuda até demais no aprendizado da língua (a falada, ta?).


0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...