segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Documentos para fazer medicina na Bolívia

Já escrevi bastante sobre o tema, mas ele é recorrente e a galera sempre tem dúvidas sobre o assunto. E, por mais que haja problemas em estudar em Bolis, está cheio de gente vindo para cá todos os anos e muitos pesquisam, pesquisam e pesquisam, porém, as dúvidas persistem.
Falar de documentação, quando se trata de estudar noutro país, por mais que tentamos ser claros explicando o que cada um precisa para fazer para arrumar sua documentação, sempre acabam ficando algumas dúvidas e, agora, vou tentar sanar algumas delas.
Primeira coisa, você precisará de documentos para:
a) o Visto
b) e para a Faculdade 

a) Vou começar falando de Visto:
1. Precisa de Passaporte?
Não. Não precisam de passaporte. Não é obrigatório ter passaporte. O passaporte é opcional. Entendido? Se você tem passaporte e pretende estudar aqui, traga-o, mas NÃO É OBRIGATÓRIO usa-lo, basta o RG.
 Leia também:


2. Se não vou levar passaporte, como entrarei no país?
Com RG. A Bolívia é filiada ao Mercosul e, como nosso Brasilzinho também é do Mercosul, não é necessário Visto ou passaporte para entrar no país.

3. E para estudar, não preciso de Visto?
Sim. Para estudar precisará de Visto. Mas só fará o tal Visto depois que estiver por aqui. Editado dia 13/02/2014; para se matricular, é necessário que tenha visto (lei recente da migração e do MEC local)

4. Do que precisarei levar para tirar o Visto ai na Bolívia?
RG e Registro de Nascimento ou casamento. O resto é aqui.
Documentos que a imigração boliviana entrega
quando você entra no País. Vale por 90 dias (mais 90)
5. E como entro no país só com RG?
Entrará como turista e te darão um documento com a data de entrada (foto), podendo ficar 90 dias prorrogáveis por mais 90. É tempo suficiente para sacar o Visto.

Resumindo sobre o Visto: Quer vir para Bolívia estudar? Já pesquisou tudo e viu que vale a pena? Se sim, apenas venha!(trazendo seu RG e Registro de Nascimento).  Não precisa fazer nenhum documento a mais no Brasil de Visto ou passaporte. Simples assim; esses trâmites serão realizados aqui na Bolívia. Mas o bom senso pede que traga título de eleitor, CPF e etc, mas dificilmente precisará para alguma coisa.

b) Agora documentos para se matricular:
6. Quais documentos são necessários?
Precisa ter ensino médio, o antigo 2º grau (Clique aqui para saber sobre convalidação, se for o seu caso). Terá de ir ao MEC (Ministério da Educação e Cultura), MRE (Ministério de Relações Exteriores) e Consulado Boliviano no Brasil. Lá, irá carimbar duas cópias autenticadas de seu histórico escolar (com assinatura do diretor da escola reconhecida a firma) e duas cópias autenticada de seu Registro de Nascimento (para se matricular, meu caro; não é para Visto, para o Visto não precisa carimbar nada no Brasil como  falei acima). Lembrem-se, precisam estar autenticados em cartório para depois carimba-los e, no caso do histórico, cópias autenticadas e reconhecida a firma do diretor da escola.
                                                                                      Leia também:


7. Como faço isso?
Primeiro, vá a escola onde fez o ensino médio, pegue seu histórico (se não o tiver em mãos), pergunte que cartório o diretor tem firma reconhecida, reconheça a assinatura dele, tire duas copias autenticadas desse histórico e do registro (certidão) de nascimento. Depois, precisa ir até Brasília ou Rio de Janeiro que é onde tem MEC e MRE e, lá, carimbar esses documentos. Carimba no MRE a certidão e o histórico e no MEC somente o histórico escolar. Ainda é grátis. Depois vá até um consulado boliviano e carimbe-os; no consulado boliviano, que tem em muitas cidades brasileiras (pesquise o mais próximo de sua casa), precisará pagar uma taxa. Você também pode enviar ao MEC e MRE pelo correio; o procedimento  vive mudando, por isso, ligue no Itamaraty que eles passam informações de como proceder.

8. Quanto é a taxa?
Não sei. Varia de cada consulado. Pesquise. Não passa de 400 reais tudo.

9. Posso começar a estudar e, só depois, carimbar?
Pode. Aqui pode tudo. Estou no quinto ano e ainda não carimbei. Quando vim, só vim com meu RG e histórico escolar e comecei a estudar, porém, o correto, o corretinho bonitinho, o certinho, é que já os traga carimbados. E, lembrem-se, esses documentos que carimba em Brasília é para se matricular, não tem nada a ver com o Visto. São duas situações diferentes. Entendeu?

Resumindo sobre se matricular: Se você é certinho, vá a Brasília e carimbe seus docs, se é porra-loca como eu, venha e depois carimbe-os. Até para evitar problemas, melhor chegar com eles carimbados.
Tem dúvida? Use o campo de perguntas e respostas abaixo. Sua dúvida também pode ser de colegas que também querem vir estudar.

34 comentários :

  1. quantas copias do certidão de nascimento e do certificado de conclusão tenho que levar no MEC e MRE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anónimo, você deve levar 2 copias autenticadas de cada.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa tenho milhares de perguntas a fazer rsrs e nem sei por onde começar...

    ResponderExcluir
  4. Primeiro, para ter o meu visto so preciso levar o meu Rg e Certidão de Nascimento? É isso msm? E onde vc tirou? Foi no consulado brasileiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maya, bem vinda ao Blog. Sim, para sacar O VISTO você precisa somente TRAZER DO BRASIL o RG e a sua Certidão de Nascimento (ou casamento, se casado(a)). O restante do documento necessário para o visto você tira aqui mesmo na Bolívia.

      Excluir
    2. Sim, mas eu tenho que traduzir a minha certidao de nascimento? Pq ta em portugues, e ñ no espanhol.

      Excluir
    3. Não precisa tradução desses documentos.

      Excluir
  5. Me responda por favor, pois e urgente...

    ResponderExcluir
  6. no Rio de Janeiro em que endereço no mec??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, !anônimo", eu não sei o endereço, mas se buscar na internet, deve haver.

      Excluir
  7. Quero saber se tenho que ir pessoalmente em Brasília, ou posso mandar pra alguém fazer isso por mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode mandar sim. Pode, inclusive, enviar pelo correio que eles te mandam de volta carimbado; so que demora bastante.

      Excluir
  8. Haverá problema se eu nao caribar os docs agora..
    Ou tanto faz?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, antes de levar meus documentos para Brasilia(histórico escolar,certificado de conclusão) preciso autenticar eles em cartório. Urgente, estou indo para Bolívia em 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "D", sim, precisa sacar duas copias autenticadas. E seu histórico escolar, conforme escrito na postagem, precisa da assinatura do DIRETOR DA ESCOLA autenticada, e depois tira as xerox autenticadas.

      Excluir
  10. Olá Alair! Queria saber se quando envio meus documentos já autenticados parar Brasilia o MRE e o MEC carimbam consequentemente. Estes ministérios estão no mesmo local lá em Brasília? Eu tenho que especificar na carta registrada quais os carimbos que quero? Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Ola Raniery, sua pergunta é extremamente pertinente. Vou te explicar como funciona:
    1) Vá até a escola onde terminou o segundo grau, pegue seu histórico e reconheça a firma do diretor (ele deve ter firma reconhecida em algum cartório, pergunte a ele qual).
    2) Tire duas copias do histórico (depois de reconhecer a firma) e duas copias do registro de nascimento (ou casamento) e autentique tais cópias.
    AGORA RESPONDENDO SUA DÚVIDA:
    A) Mande para Brasilia as 4 copias dos documentos. Mas deve enviar somente para o MRE (Itamaraty). La eles carimbarão e te mandarão de volta.
    B) Ao receber os docs, vc deve enviar agora, depois de carimbado no MRE, para o MEC.
    Os dois prédios ficam na explanada dos ministérios, cerca de 800 metros um do outro.
    Se for pessoalmente,devo avisar que o Itamaraty funciona até as 12h para legalização de documentos.

    ResponderExcluir
  12. boa noite recrutei e autentiquei todos os documentos, porem tenho duvidas sobre a carta de solvência, pretendo leva la ao consulado boliviano em brasília semana que vem junto de toda a documentação a receber os selos, vc pode me explicar como funciona tal carta de solvencia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carta de solvência para quê? Não precisa disso, amigo. Leia novamente a postagem.
      Abraço

      Excluir
  13. outra pergunta, estou a semanas buscando algo na internet com anúncios de apartamentos ou casas pra locar em la paz, se tiveres tal informação te agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, não conheço bem La Paz, mas pesquise no Face por grupos de estudantes de lá; certamente terá anúncios de AP.
      Abraço

      Excluir
  14. Pra fazer matrícula posso levar os documentos sem carimbo e mandar pra Brasília depois? E não entendi direito, pra matricular precisa ja estar com o visto? Ou estando com o visto em andamento já posso começar estudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das faculdades aceitam a.matrícula sem que carimbe os documentos .Mas no.segundo semestre e necessário. O visto não tem nada a ver. Vc pode.se.matricular sem ele.
      Abraço

      Excluir
  15. Boa noite Alair. Estou com algumas dúvidas que não consegui as respostas por ninguém até o momento. Pretendo ir para Bolívia estudar medicina em agosto. Sou enfermeira e quero convalidar matérias na UDABOL. Minha dúvida é a seguinte: em relação aos documentos que precisam reconhecer firma, no caso da minha certidão de nascimento preciso ir na cidade em que nasci reconhecer a firma de quem assinou ela? No meu caso a minha está plastificada, tenho que solicitar uma nova certidão e tenho que ir na cidade que nasci reconhecer a firma? Como moro em MT tenho que ir para o Ceará, algum parente pode fazer isso para mim, posso enviar por correio e ele reconhecer firma? No caso do histórico da faculdade, preciso do diploma também? ou só do histórico? E essas traduções que vc comentou, tenho que ir em algum órgão para que traduzam meu histórico, certidão de nascimento e diploma? essas ementas que vc falou, solicito na faculdade e depois vou em algum órgão para traduzi-la (onde posso ir?) e quem assina depois de traduzida comprovando que é verídica? Me ajude por favor. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Luciana, seja bem vinda ao Blog.

      Não se reconhece a firma da certidão de nascimento, somente do diretor da escola no histórico escolar do ensino médio ou, no seu caso, no histórico escolar do ensino superior (só o histórico). Conforme a postagem, somente faz a copia autenticada do registro de nascimento e os tramites no MRE e MEC. Firma só do histórico. Quanto a plastificação, não se faz isso com certidão de nascimento, não sei como isso lhe trará (se trará) problema.
      A tradução é livre, não precisa de juramentação.
      As ementas, recomendo que retire na faculdade, não traduza nada, faça a pre convalidação (vendo quais matérias serão convalidadas) e no semestre seguinte faz a tradução e selo no MEC, MRE e consulado boliviano no brasil somente das matérias que efetivamente serão convalidadas, pois, se for traduzir e selar tudo, vai gastar muito dinheiro (um curso de enfermagem tem mais de 40 matérias e normalmente convalidam menos da metade).

      Att. Alair

      Excluir
  16. Alair muito agradecida pela ajuda, estava com muitas dúvidas e vc me esclareceu todas. Tudo de bom em sua vida. Amei o Blog. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alair só mais uma pergunta, nesse caso então eu tenho que ir em Brasília com quais documentos? e na faculdade UDABOL eu levo o histórico da faculdade e a certidão de nascimento? Ai lá eles veem quais matérias eu posso convalidar e me dão um documento, ai depois vou em Brasília com a ementa e meu histórico? Eu entendi nessa forma. Aguardo resposta. Muito agradecida.

      Excluir
  17. Voce vai levar seu histórico de graduação, nele tem as CH. Eles vão preconvalidar baseando-se somente nas CH. Sabendo quais materias poderão ser convalidadas, vc vai retirar as ementas na faculdade, traduzir ao espanhol (este é juramentado) e depois levar no MEC, MRE e consulado boliviano no Brasil. Depois legalizará esses docs aqui na Bolívia e os entregará na faculdade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...