terça-feira, 20 de agosto de 2013

10 Passos para fazer medicina na Bolívia


Todos os dias sou adicionado no Facebook (adicione aqui nossa página no Facebook e receba todas nossas atualizações e informações) para dar informações acerca de como dar os primeiros passos para poder estudar medicina na Bolívia. 

Antes de qualquer coisa, recomendo a leitura de alguns posts que trato das desvantagens de fazer medicina na Bolívia (leia aqui os "9 motivos para não fazer medicina na Bolívia" ) e sobre as vantagens de estudar no país andino (leia aqui "9 motivos para fazer medicina na Bolívia" ). Depois disso, pesquise outras questões importantes como as universidades (leia "universidades de Santa Crus de la Sierra" ) e os custos (leia sobre os "custos do curso de medicina na Bolívia" )

Agora, sim, o passo a passo:

1. Pesquise, pesquise e pesquise. Depois de terminar, pesquise novamente. O índice de desistência aqui deve chegar a 50%, a maioria por saudade, falta de adaptação e questões financeiras. 

2. Planeje. Se for para vir, venha para ficar até o fim. Não seja mais um aventureiro.

3. Arrume dinheiro. Sei que nem sempre isso é possível (eu cheguei aqui "zerado", mas sofri demais - leia "como tudo começou e porque vim fazer medicina na Bolívia" - onde conto tudo o que passei e ainda passo). O dinheiro será útil para comprar cama, TV, armário, mesa, cadeira; ou seja, para montar estrutura, fazer documentação, se matricular e começar a
estudar.

4. Arrume sua documentação no Brasil antes de partir. As documentações necessária para iniciar os estudos são: seu histórico de ensino médio, registro de nascimento, RG (ou passaporte, que não é obrigatório para brasileiro). Se quiser, pode trazer os documentos carimbados no MRE, MEC e consulado boliviano no Brasil, mas não é obrigatório estarem carimbados para iniciar os estudos em todas as universidades, porém, algumas universidades exigem eles carimbados para ingressar no segundo semestre. Resumindo, pode entrar no país e iniciar os estudos com RG e histórico escolar originais, somente.

5. Contate algum conhecido na cidade. Chegar noutro país sem conhecer o idioma e sozinho é roubada. Se não tiver ninguém, procure uma assessoria (veja: "assessoria em Santa Cruz" ). Mas cuidado, tem gente cobrando 2.500 reais para prestar assessoria. Um verdadeiro assalto a mão armada. Muito cuidado, mesmo!.

6. Compre a passagem e venha e escolha uma universidade. Chegando aqui, escolha uma das tantas universidades. Nenhuma delas exige vestibular; é só chegar e matricular-se. (clique aqui e leia sobre "as universidades de medicina de Santa Cruz de la Sierra" )

7. Depois que chegar, escolher a universidade, escolha uma casa. O comum é dividir com outras pessoas uma casa; cada um fica no seu quarto e dividem as áreas comuns. Tem para todos os gostos em todos os lugares e os preços variam muito. Se optar por assessoria, escolha um assessor que ajude a encontrar casa. É muito fácil encontrar casa. Garanto que isso não será uma grande preocupação. Eu mesmo já morei em quatro casas diferentes assim como a maioria dos que estão aqui.

8. Tire o visto. Tire o visto depois d matricular-se e encontrar casa. Está cerca de 500 reais para tirar o visto de 2 anos que te dá a maioria dos direitos de um cidadão boliviano.

9. Leve o ensino bem a sério. São seis anos de estudo (incluindo um ano de internato) mais 3 meses de província (leia aqui sobre a província). Todo esse tempo tem que ser suficiente para passar no Revalida, que o habilitará a ser médico no Brasil.

10. Reavalie se é isso mesmo o que você quer. Medicina não é só dinheiro. Se pensa que vai conseguir dinheiro fácil por esse caminho, volte ao item 1.

Precisa de assessoria? Clique aqui e veja nossas promoções!

Como se vê, não há a menor dificuldade em iniciar os estudos em Santa Cruz de la Sierra. A dificuldade estará no dia-a-dia, com pessoas com culturas diferentes, opiniões diferentes e idioma diferente. Certamente você terá de morar com outras pessoas e que podem ser desconhecidas, comer coisas diferentes, ter um zilhão de problemas nas universidades (são mega desorganizadas) e vai querer desistir mil vezes por ano. É assim com todo mundo e muitos, hora ou outra, desistem.

Acabou depois disso? Não. Precisará levar suas documentações de volta ao Brasil, dependerá da boa vontade e da "eficiência" dos bolivianos em liberá-las depois de formado, terá de traduzir para o português, se inscrever e passar no Revalida (leia aqui sobre o "Revalida e a revalidação de diploma de médico no exterior" ) e, só agora, será médico no Brasil. Mas quem disse que seria fácil!?

Tem alguma dúvida, use o campo de perguntas e respostas logo abaixo.

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...