domingo, 26 de janeiro de 2014

Como sobreviver com mil reais fazendo medicina na Bolívia?


Este texto se refere ao atual câmbio (que pode variar para menos ou mais). Não entende o câmbio? Clique aqui e leia.

Custos é uma preocupação frequente na cabeça de quem quer se “aventurar” a fazer medicina fora do Brasil e, ultimamente, pessoas que jamais pensaram na possibilidade de um dia ser médico, devido ao bum da medicina “fora do país”, estão enxergando a luzinha no final do túnel e tendo a perspectiva de um dia ser médico.

Sempre reforço que, independente de custos, estudar fora do Brasil é sempre a última opção; não é a melhor ideia na maioria das vezes. Já expus aqui os motivos disso e não vou entrar nessa ladainha novamente, mas, pensar em estuda fora só porque é mais barato e se esquecer do resto é uma grande roubada. Uma enorme roubada. Dito isso, vamos ao meu manual de sobrevivência:

Em primeiro lugar, mil reais é pouco dinheiro. Pouquíssimo dinheiro. Se quer fazer medicina com mil reais ao mês, prepare-se para sofrer, pois não será nada fácil. Terá de abdicar-se de qualquer tipo de mordomia, gastos extras, balada, comer fora, comer bem, vestir-se bem, comprar livros originais e etc.

   1. Terá de pagar a universidade. Está custando, em média, entre 400 e 500 reais e você não poderá deixar de pagar. Se deixar de pagar, será boqueado e não poderá fazer prova e repetirá o semestre. Se atrasar, pagará multa e não é barato, desta forma, complicará ainda mais suas finanças. Assim que receber sua merreca, pague a faculdade. Muitos deixam de pagar e se enrolam demais. É preciso ter cuidado.

   2. Terá de pagar aluguel. E não está barato. O custo médio do quarto, só o quarto sem cozinha e em alguns casos sem banheiro, está 100 dólares, quase 250 reais. Se optar em morar num quarto nessas condições, não terá cozinha e terá de comer fora todos os dias, uma imensa roubada para um orçamento de mil reais, então a melhor opção é dividir o aluguel de uma casa ou AP com outras pessoas (estudantes igual a você) e dividir todos os gastos (agua, luz, internet), terá uma cozinha e comerá sua própria gororoba, mas uma gororoba barata, o que importante para seu caso. O custo da casa compartilhada de 3 quartos é de cerca de 350 dólares as mais baratas; o aluguel será uns 280, 300 reais por pessoa e os gastos com agua, luz, internet e gás, uns 150 reais. Está fazendo as contas?!

   3. Terá de comer. Volte ao item anterior e releia. Se for morar sozinho e ter quarto, sala, com cozinha e banheiro, a não ser que dê sorte de encontrar uma alma caridosa alugando algo assim por um bom preço, mil reais vai ser complicado; e, se encontrar, terá de montar a cozinha (além de seu quarto). Então cozinha será fundamental, ainda mais se encontrar casa com alguém que compre fogão e geladeira, além da “prataria”. Cozinhar em casa economiza bastante. Gastará, com alimento, uns 100 reais ao mês.

   4. Transporte. Só andará de micro ônibus (35 centavos de real a passagem). Taxi só em caso de vida ou morte. Se for preciso, vá a pé, pois cada centavo que economizar, será útil para outras coisas. Se der, more perto da faculdade.

   5.  É mesmo mil reais que terá? Terá de viver no mínimo. Escolher a faculdade mais barata, morar em rua de terra (normal por aqui, não é favela, é rua sem asfalto simplesmente), comer arroz, feijão e ovo, andar só de micro e uma vida social zero. Churrasco? No hay.

    6.  E mobília? Sim, terá de comprar mobília (aqui alugam casa mobiliada, mas é caro e definitivamente não cabe no orçamento de mil reais). Chegar aqui sem nada é roubada (leu minha história? comigo foi assim e passei maus bocados). Chegue com uns dois mil para montar ao menos seu quarto e comprar materiais escolares. Ou seja, esses mil reais ao mês será para quando já tiver tudo pronto por aqui.


    7. Dá para estudar com mil reais? Sim, porém, o ideal é que tenha mais, mas é possível e será muito difícil, você passará por muitas dificuldades e mais, se for forte, conseguirá ir em frente e, com o tempo, as coisas se encaixam. Terá amigos que te ajudarão, terá ideias para ganhar algum dinheiro e talvez, se for mesmo forte, consiga chegar ao final. Terá de contar com a sorte (o dólar não subir ainda mais), a inflação não comer seu dinheiro, e muitas outras variáveis que não dependem de ti. É um risco, mas ao menos no meu caso, um risco calculado. Calcule na calculadora, o seu.

Um comentário :

  1. o que o Alair esta falando e a mas pura verdade ,pois conhecei a historia dele pela internet ,depois fui a bolivia em fevereiro agora ......... porem com um diferencial tive a ajuda de uma pessoa que alem de um excelente profissional foi um amigo ele e sua namorada . então meu concelho é leia tudo que ele postar acompanhe toda a historia dele ,pois e verdadeira,depois contrate a assessoria dele pois ele e justo ...........

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...