sexta-feira, 10 de maio de 2013

Como é a validação do Diploma nos EUA


Fico vendo o povo chorando por haver revalidação de diploma para médicos formados no exterior para poder trabalhar no Brasil; então fui pesquisar a forma de revalidarem o diploma nos EUA. Escolhi esse país, pois, parece-me exemplo de ensino médico e é onde estão as maiores universidades de medicina do mundo.
Nessa pesquisa (rápida) encontrei um site que descrevia tudo aquilo que buscava e, dali, retirei, na íntegra, a descrição de como é feito a revalidação de diploma de médico nos EUA.


Leia também:
Preço da cesta básica. Arroz e feijão é muito caro na Bolívia?

Segue o texto abaixo:
O USMLE 
O USMLE é dividido em 3 etapas, e é o seu desempenho no conjunto delas que provará às autoridades norte-americanas que está preparado para ser um médico, capaz de colocar em prática todo o conhecimento e os conceitos básicos da profissão de maneira ética.
A primeira etapa consiste em uma prova teórica de 322 questões, com 8 horas de duração, que é realizada pela internet. A maioria dos estudantes americanos a prestam ao final no segundo ano de faculdade, pois ela testa se o médico conhece os princípios da ciência básicos para a prática da medicina e é capaz de executá-los em teoria.
A segunda etapa é dividida em dois passos: o primeiro passo é chamado de 2CK e consiste em outra prova teórica, desta vez composta por 352 questões de múltipla escolha que devem ser realizadas em uma duração de até 9 horas. É um desafio maior do que a primeira etapa, pois determina se o médico tem o conhecimento essencial para prestar assistência aos pacientes, e apresenta questões complexas, com assuntos distintos apresentados aleatoriamente. Ou seja, você tem que ser capaz de mudar ‘dá água para o vinho’ sem perder a linha de raciocínio nem gastar tempo demais. Para piorar, a prova é cheia de ‘pegadinhas, pois algumas questões apresentam mais de uma alternativa correta, só que apenas uma das respostas é considerada a ideal.
O segundo passo, chamado 2 CS, consiste em 8 horas de teste ao vivo que simula um dia típico em uma clínica ou um hospital norte-americano. Ou seja, você atenderá pacientes fictícios (atores treinados) e precisará provar que é capaz de se comunicar com eles com clareza e de maneira profissional, além de analisar os casos que lhe forem apresentados, requisitar os exames corretos, informá-los sobre qualquer diagnóstico, responder suas perguntas…
Por fim, a terceira etapa é um teste de 500 questões realizado em até dois dias de duração, que mistura todos os conhecimentos que um médico deve ter em uma complexidade ainda maior do que as provas anteriores.
Alexandre Gustavo Bley. Médico no Paraná in http://www.academiamedica.com.br/
E, com tudo isso, o queridíssimo ministro da saúde, o Padilha, está trazendo médicos de Cuba sem revalidar diploma algum.

Reações:

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...